Direito Imobiliário: oito pontos fundamentais para saber antes de comprar um imóvel

Direito Imobiliário: oito pontos fundamentais para saber antes de comprar um imóvel

1 – Veja se as informações sobre o do imóvel estão corretas
Esta é a dica fundamental em uma negociação imobiliária. Antes de comprar, tenha certeza de que todas as informações divulgadas correspondem à realidade daquele imóvel específico. Assim, consegue-se evitar surpresas e pode-se fazer uma oferta adequada às reais condições e à estrutura do local. 

 

2 – Faça consulta à certidão negativa de ônus reais do imóvel
A certidão negativa de ônus reais do imóvel nada mais é do que o documento expedido pelo Cartório de Registro de Imóveis, onde será possível verificar a existência de algum ônus que esteja recaindo sobre o imóvel. Em suma: o imóvel pode possuir uma penhora ou qualquer outro ônus que vá impedir sua transferência de propriedade. Faça uma consulta e atente-se à data de emissão e aos dados dos atuais proprietários e dos anteriores. 

 

3 – Verifique as condições dos proprietários
O gravame é apenas um obstáculo que pode surgir na hora de concretizar uma transação imobiliária. Antes de fechar um acordo de compra e venda, é essencial verificar as condições dos atuais proprietários e descobrir se eles são civilmente capazes para alienarem aquele imóvel específico. 

 

4 – Cheque possíveis pendências 
Não se engane: se você comprar um imóvel cheio de dívidas tributárias, o ônus ficará com o novo proprietário. Assim, investigue e descubra se a propriedade possui pendências econômicas, sejam elas condominiais, de IPTU, taxa de lixo (quando aplicável), entre outros tributos e encargos de direito real. 

 

5 – Observe as atuais condições do imóvel
Outra dica óbvia, mas necessária para evitar problemas futuros: antes de comprar uma casa ou apartamento, observe as condições reais da propriedade. Isto é, seu estado de conservação e até mesmo a possibilidade de reforma. É uma situação que certamente impacta o preço e o poder de decisão do interessado. 

 

6 – Descubra possíveis apontamentos em nome do proprietário
Durante a análise sobre os proprietários, descubra se existem apontamentos nas certidões em nome do proprietário e de suas empresas. Essa medida auxilia na identificação da reputação dos vendedores, permitindo ao comprador ter mais confiança antes de fechar o negócio. 

 

7 – Fique atento ao valor 
Outro fator fundamental em uma negociação é o preço. Ainda que todos os compradores sonhem com ofertas financeiramente vantajosas, é essencial ficar de olho e ver se o valor pedido está de acordo com o indicador praticado pelo mercado para fins de financiamento bancário. Descontos grandes podem camuflar problemas futuros. 

 

8 – Tenha cuidado com despesas extraordinárias
Enquanto estiver analisando uma propriedade para comprar, tenha cuidado de observar todas as pendências e eventuais despesas que podem surgir ao concretizar o negócio. Imóveis em condomínio, por exemplo, costumam ter despesas extraordinárias que estão além do planejado pelo comprador e podem inviabilizar o acordo.